Feedback – Ferramenta Fundamental para o Desenvolvimento

Feedback – Ferramenta Fundamental para o Desenvolvimento

A dificuldade de relacionamento entre as pessoas é um dos principais problemas vivenciados no mundo moderno. E isso ocorre também no mundo corporativo.

De modo geral essas desavenças surgem na interação entre duas ou mais pessoas, ocasionadas por divergência de idéias, diferenças de personalidade, objetivos, metas e por variedade de percepções de analisar uma mesma informação ou fato.

Os feedbacks nas organizações desempenham fundamental papel, para que os relacionamentos entre colaboradores e a organização seja o mais saudável possível.

O feedback é uma ferramenta essencial nesta relação, e forma de alinhar o trabalho do profissional com o que a organização espera.

Ele consiste na construção de informações a uma pessoa sobre desempenho, conduta, eventualidade ou ação com o objetivo de orientar e estimular uma ou mais ações de melhorias, sobre ações realizadas anteriormente.

O feedback é uma técnica fundamental eficiente para líderes. Na liderança, dar e receber feedback é habilidade que precisa ser desenvolvida com maestria.

Coaching para um feedback assertivo

O Coaching é o melhor instrumento para ajudá-lo nesse momento, para a realização de um feedback assertivo.

Constituído por três etapas, funciona como “roteiro” para que o processo realmente funcione como uma crítica construtiva, para que o colaborador receba e entenda.

As etapas são:

1 – “Positive Feedback”

Gerar estado de receptividade – Foco no Positivo – Elogio Verdadeiro

Sentar com a pessoa, olho no olho e mostrar que você se importa com aquela pessoa. Focar no que aquela pessoa fez de positivo. Que intenção ela tem de positiva. Elogiar o perfil/intenção da pessoa.

2 – “Constructive Feedback”

Inserir o ponto de melhoria – Realizar o feedback – Sugestão

Falar com a pessoa dando sugestões ou fazendo pergunta para ela refletir no que ela pode ser melhor.

3 – “Positive Feedback

Foco no Positivo

Sempre concluir no positivo. Ponte pro futuro. Terminar com energia alta. Ao terminar um feedback de maneira positiva, você faz prevenção de comportamentos anti-feedback.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *